CheckPoint III: fim do primeiro livro e Experimenter (2015)

15:48


Ontem consegui acabar o primeiro livro da maratona: "Jardim dos segredos" de Kate Morton. Yeah! :D  Gostei muito..em breve vou fazer uma opinião mais desenvolvida.  

Vi também um filme no final da noite - Experimenter. Este é um filme biográfico que estreou no mês passado nos USA. Aborda as experiências sociais do psicólogo Stanley Milgram que na década de 60 se tornou conhecido pelas suas experiências de obediência. Nestas as pessoas eram levadas a acreditar que ao desempenhar o seu papel num teste simples estavam a dar choques eléctricos dolorosos noutras pessoas. A conclusão dos testes foi que a maioria das pessoas testadas, mesmo ouvindo os gritos de dor das pessoas que recebiam os choques, preferiam não desobedecer as ordens que lhes eram dadas e continuavam com a experiência até ao fim.  
Milgram era judeu e desenvolveu a experiência para tentar compreender as acções nos campos de concentração durante o domínio nazi. Esta sua experiência ficou sempre envolvida em polémica devido a questões éticas.
O filme conta com Peter Sarsgaard e Winona Ryder nos papéis principais.


Este era um filme que me tinha despertado muito a atenção porque já tinha ouvido falar das suas experiências. Infelizmente, este acabou por me desiludir. Apesar de não desgostar do formato não convencional usado pelo realizador (Milgram fala directamente para a câmara, background por vezes estranho, etc...), o filme acabou por não ser mais quase do que um documentário. Pareceu-me quase uma mera apresentação de factos. De qualquer modo, achei que foi bem sucedido na exposição da questão principal que é: todos nós pensamos à partida que desobedeceríamos as ordens (parece absurdo pensar como as pessoas conseguem continuar com a experiência tendo em conta o que estão a ouvir) mas será que no momento em si não seríamos como a maioria?
Achei o filme um pouco unidimensional demais, gostava que tivessem explorado mais as experiências em si e o homem por detrás delas. Contudo, não deixa de ser um filme criativo q.b. e com relevância científica que recomendo para quem sente interesse em experiências científicas e psicológicas.


De manhã, não li nada. Antes de jantar passo por aqui para falar de como foi a tarde.



Sugestões

0 comentários