"Christmas books" de Dickens

15:03


Esta semana anda muito parada aqui no blog e nas redes sociais mas infelizmente tenho andado mesmo sem tempo. Hoje trago o segundo post do "Encontros de Natal" que desta vez está subordinado ao tema "Contos & Natal". Escolhi vir falar dos contos de Natal de Dickens visto que são aqueles que planeio ler neste mês.


Toda a gente sabe que Charles Dickens escreveu um dos contos de Natal mais famoso e adaptado de sempre: Christmas Carol, cujo título em português varia conforme as traduções (Cântico de Natal, Conto de Natal, Canto de Natal,...). Mas não sei se sabem que este faz parte de uma série de contos de Natal conhecida como os "Christmas Books" que é constituída por 5 contos de Natal. Estes foram publicados em anos sucessivos e são agrupados num único volume com a designação que mencionei.

Os cinco contos são os seguintes:

  • A Christmas Carol (1843): conta-nos a famosa história do avarento Ebeneezer Scrooge que odeia o Natal e cuja visão do mundo muda quando é visitado pelos fantasmas do Natal passado, Natal presente e Natal futuro.
  • The Chimes (1844): conta a história de Trotty Veck, um pobre porteiro, cujo desespero é transformado em esperança devido ao espírito dos sinos da véspera de Ano Novo.
  • The Cricket on the Hearth (1845): o grilo é uma espécie de barómetro da vida na casa de John Peerybingle e da sua esposa Dot. Quando as coisas vão bem, o grilo da lareira "canta" e há silêncio quando há mágoa. Tackleton, um homem invejoso, envenena a mente de John em relação a Dot, mas o grilo consegue, através dos seus poderes sobrenaturais, restaurar a confiança de John.
  • The Battle of Life (1846): ao que parece este é um conto que decorre no Natal mas não está associado à comemoração do Natal como os anteriores; a história decorre numa vila inglesa que foi cenário de uma grande batalha histórica e existe a constante comparação entre os elementos desta batalha e as adversidades enfrentadas pelos actuais habitantes da vila.
  • The Haunted Man (1848): este conta-nos a história de um professor que vive angustiado pelas recordações do seu passado doloroso; quando um fantasma se oferece para apagar as suas memórias, ele aceita e transforma-se num homem vazio e incapaz de simpatizar com as mágoas dos outros.
Pelas opiniões que li, os três primeiros contos são os melhores da série e os últimos dois são bem mais fracos. De qualquer modo, durante a maratona especial de Natal do Viagens (In)esperadas planeio ler os 5 contos. A minha edição - Fall River Classics - é em inglês e contém os cinco contos principais, bem como outros contos de Natal de Dickens, escritos sozinho ou em parceria com o seu amigo e escritor Wilkie Collins.


Existem outras edições em inglês do Christmas Books - Oxford World's Classics, Wordsworth Classics, Barnes and Noble Leatherbound classics - e existe pelo menos uma em português da Civilização Editora.
Se estiverem interessados em ler estes contos estes também estão disponíveis em inglês de forma gratuita no projecto Gutenberg.


(carrega para saberes mais)

Sugestões

0 comentários