Desafios literários para 2016

22:36


Olá a todos. Como está a ser o fim de semana? :)
Hoje trago-vos a minha primeira publicação (de muitas) relacionadas com os planos para 2016.  Resolvi começar pelos desafios literários.


Decidi reciclar 3 desafios do ano de 2015:

  • Desafio Goodreads: quero tentar ler 30 livros em 2016;
  • Calhamaços em 2016: quero ler, pelo menos, 6 calhamaços;
  • Um clássico por mês: quero continuar a ler um clássico por mês;
E vou ter 3 desafios novos! Um deles é o "52 semanas & contos" em que o meu objectivo é ler um conto por semana. Tenho bastantes colectâneas de contos e acabo por nunca pegar neles porque não gosto de ler vários contos de seguida. Assim, escolhi os seguintes 52 contos e todos os meses vou sortear 4 números  e ler os respectivos contos.

  1. Green tea, Le Fanu
  2. The Bell, Hans Christian Andersen
  3. The Dunwich horror, H.P. Lovecraft
  4. The tale of the trader with the Jinni
  5. Ali Baba and the forty thieves
  6. The country of the blinf, H. G. Wells
  7. The remarkable case of Davidson's eyes, HG.Wells
  8. Morella, Edgar Allan Poe
  9. The tapestreied chamber, Walter Scott
  10. The signalman, Charles Dickens
  11. Haunter of the dark, H.P. Lovecraft
  12. Under the knife, H.G.Wells
  13. Luzes antigas, Algernon Blackwood
  14. The ace of spades, Rushkin
  15. The snowman, Hans Christian Andersen
  16. Call of Cthulu, H.P.Lovecraft
  17. A sereia, Tchekhov
  18. Scandal in Bohemia, Arthur Conan Doyle
  19. A terrible strange bed, Wilkie Collins
  20. Anne Lisbeth, Hans Christian Andersen
  21. O passageiro da primeira classe, Tchekhov
  22. O avô Arkhip e Lionka, Gorki
  23. A menina e os sete corvos, Grimm
  24. The speckled band, Arthur Conan Doyle
  25. Rats in the walls, H.P.Lovecraft
  26. The new acelerator, H.G.Wells
  27. The man with twisted lip, Arthur Conan Doyle
  28. The garden of paradise, Hans Christian Andersen
  29. Cabeça no ar, Tcheckov
  30. The masque of the red death, Edgar Allan Poe
  31. Colour out of space, H.P.Lovecraft
  32. Tristeza, Tcheckov
  33. The fall of the house of Usher, Edgar Allan Poe
  34. Ali Khwajah and the merchant of Baghdad
  35. The squire's story, Elizabeth Gaskell
  36. Terra natal, Tchekhov
  37. Berenice, Edgar Allan Poe
  38. A outra ala, Algernon Blackwood
  39. Dreams in the witch house, H.P. Lovecraft
  40. The queer story of Brownlow's newspaper, H.G.Wells
  41. O pequeno alfaiate, Grimm
  42. O jovem pastor e a fadazinha, Gorki
  43. The blue carbuncle, Arthur Conan Doyle
  44. The brazilian cat, Arthur Conan Doyle
  45. Laura, Saki
  46. The star, H.G.Wells
  47. The tale of Scheherazade
  48. The story of Mary Angel, Thackeray
  49. As três fiandeiras, Grimm
  50. Man-size in marble, Edith Nesbit
  51. Na salina, Gorki
  52. Ghost in the tower, Swifte
Outro desafio é o "TBR jar" que, no meu caso, vai ser semelhante ao da Tatiana Feltrin. Coloquei num frasquinho o nome de todos os livros que possuo e que pertencem a algum dos meus projectos literários a longo prazo. Ocasionalmente vou retirar um papelinho e ler o livro em questão. Quanto tiver o meu tablet de novo operacional mostro alguns dos títulos e projectos no snapchat.

O meu último desafio literário vai ser um desafio em conjunto com a minha irmã: "Ano com Austen". Decidimos que em 2016 vamos (re)ler todos os livros da Jane Austen por ordem cronológica e de seguida vamos ver algumas adaptações em conjunto :)


Estes são os meus desafios pessoais. No entanto, quero tentar participar o mais possível nas seguintes iniciativas:



E vocês? Quais os vossos desafios literários para 2016? 
Conhecem algum desafio interessante que me esteja a escapar?


NOTA: Desde a publicação deste post acabei por me inscrever em mais um desafio literário: Leituras no feminino. Este é organizado pelo grupo Maratonas, desafios e leituras conjuntos e o objectivo é incentivar a leitura de livros escritos por mulheres. Inscrevi-me no nível 1 por isso tenho de ler 1 a 20 livros escritos por autoras.




Sugestões

10 comentários

  1. Gostei dos teus desafios, em particular do dos calhamaços. É da tua autoria? Que número de páginas definiste como calhamaço? Sou capaz de o fazer também em 2016:)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :) Sim, acho que há pessoas que também fazem algo parecido mas eu criei o meu próprio :P Eu considero calhamaços a partir de 500 páginas (para a maioria dos livros) ou 600 (para aqueles livros em português com grande letra e espaçamento). Força, se quiseres posso te passar o selo do desafio. Bjs

      Eliminar
    2. Boa, então vou considerar 500 páginas! É uma forma de ler também alguns da minha estante! Sim, passa-me o selo, sff :)

      Eliminar
  2. Olá Catarina
    Adoro os teus desafios!
    Estou tentada em aderir ao dos calhamaços. Eu e a minha mania de desafios =P
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita. És bem vinda a aderir aos que quiseres..tb adoro desafios. Se quiseres o selo dos calhamaços é só pedires. Beijos

      Eliminar
    2. Quero sim, Catarina =)
      O de clássicos também é bastante interessante mas não sei se em 2016 consigo ler 12 clássicos pois queria mesmo era "limpar" as estantes =P
      E vou acompanhar com muito interesse o da Jane Austen. Esse não vou mesmo participar pois este ano li o Sensibilidade e Bom Senso e estou agora a reler Orgulho e Preconceito, e não conto reler mais nenhum em breve. Mas vou gostar de ler as tuas opiniões.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Catarina, podes então enviar-me o selo do desafio dos calhamaços, sff? Quero preparar a publicação no meu blog :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu enviei-te pelo chat do facebook. Não recebeste?

      Eliminar
    2. Já vi! Não tinha notificação, por isso é que nem dei pela mensagem. Obrigada :)

      Eliminar