Esta semana foi assim #4

14:40


Aqui está o primeiro balanço da semana de 2016 que desta vez vai cobrir os primeiros 8 dias do ano :) Nos primeiros dias do ano estive de férias por isso consegui adiantar algumas leituras e filmes. Entretanto, no dia 5 voltei ao trabalho (custou tanto!) e este não começou muito bem...mas felizmente ontem tive finalmente boas notícias.


Vamos começar então pelos filmes! No início deste ano resolvi ver alguns filmes de 2015 que tinha em atraso e que precisava de ver antes de fazer o balanço dos filmes de 2015. Vi 5 filmes muito bons: Creed, Spotlight, The Little prince, Sicario e Carol
Spotlight tem sido considerado o melhor filme do ano por muita gente e realmente não desiludiu. É um filme baseado em factos reais que mostra a investigação de um grupo de jornalistas de diversos casos de abuso de crianças por parte de padres católicos. Repleto de boas interpretações e com um excelente argumento e realização. Recomendo!

A melhor surpresa cinematográfica da semana foi Creed: o legado de Rocky. No final de 2015 vi Rocky pela primeira vez (e gostei!) para me preparar para ver Creed (que é no fundo o sétimo filme do franchise, se não me engano)...e sem dúvida que valeu a pena. Creed vale pelas suas interpretações, pela química fenomenal entre Sylvester Stallone e Michael B. Jordan, realização e argumento e não se encosta apenas na nostalgia criada como se verifica em outros filmes reboot ou remakes do ano. Tal como o primeiro Rocky, este é mais do que um filme de desporto.

De Sicario esperava mais mas mesmo assim foi um bom filme, muito marcado pela tensão. Carol é um bom filme com duas excelentes interpretações de Rooney Mara e Cate Blanchett (qual delas vai vencer o Óscar?). Visualmente é também um filme marcante e gostei da forma terna e real como é contada esta história de amor. O The little prince é uma excelente e comovente adaptação do livro O Principezinho de Exupéry. Gostei de como eles foram para além do livro em si e criaram um background convincente para a introdução da história do Pequeno Príncipe em si. A animação é lindíssima!
De séries vi e revi And then there were none e podem saber a minha opinião aqui.


Quanto a livros, acabei finalmente o Grandes Esperanças de Dickens do qual gostei muito. Vi também uma adaptação cinematográfica do livro e podem conhecer a minha opinião do filme e livro aqui. Entretanto para a maratona literária dos Reis li Olhai os lírios do campo que foi a minha estreia com Erico Veríssimo. Foi uma leitura agradável e pretendo falar mais sobre o livro numa publicação à parte. 
Entretanto, também li um conto de ficção científica em ebook - The machine stops de E. M. Forster. Este autor não escrevia geralmente ficção científica mas criou um conto deste género muito provocador e apelativo, de certo modo até visionário. Recomendo que partam para a sua leitura sem saber do que se trata pois serão agradavelmente surpreendidos.
Utilizei pela primeira vez o meu frasco TBR e o livro sorteado foi o The Earthsea quartet/Ciclo de Terramar de Ursula Le Guin. Não pretendo ler os 4 primeiros volumes desta saga de fantasia juvenil que fazem parte do meu livro de uma vez só. Pretendo ler o primeiro volume e depois logo se vê. Ainda só li 30 páginas mas estou a gostar :) 


Ando a tentar voltar aos meus hábitos de alimentação antigos que ficaram desregulados com a época de festas...pouco a pouco vou lá :) Ah, e adorei ver os vídeos de favoritos do ano no Youtube esta semana! Descobri alguns canais novos e interessantes. 

Aliás, gostaria que me deixassem em comentários qual o canal do Booktube/blog que vocês adoram e que acham que tem poucos subscritores?


Sugestões

2 comentários

  1. Foi um início do ano muito bom..
    Também gostei muito do The little prince.. ^_^
    E estou curiosa com alguns dos filmes que falaste..
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi bom sim :) Super fofo o "The little prince". A maioria dos que falei deve ser nomeado para Óscares ;) Bjs

      Eliminar