Filmes de animação em 2015

15:32


Hoje trago-vos uma das minhas primeiras publicações ligada ao balanço cinematográfico de 2015 e a estreia da rubrica "5 & 5". 
Assim, venho falar-vos dos 5 filmes de animação que mais gostei de ver pela primeira vez em 2015 e os 5 filmes de animação que queria muito ter visto no ano passado e que acabei por não conseguir ver (em 2016 não me escapam!). Vi muitos filmes da Disney mas todos eles não eram novidade para mim daí nenhum entrar nesta lista.

« TOP 5  VISTOS 2015 »

O filme Lego2014 Fox Studios
Este foi um filme de animação muito popular em 2014 e a sua música estava por todo lado. Lembro-me que na altura achei que ele devia estar a ser sobrevalorizado e por isso não o vi. Ainda bem que lhe dei uma oportunidade em 2015 :) Um dos filmes de animação mais divertido dos últimos tempos!


- O meu vizinho Totoro, 1988 | Studio Ghibli -
Este é um dos filmes mais queridos do Studio Ghibli, sendo o Totoro actualmente a cara/logotipo do estúdio, e eu nunca o tinha visto! Graças ao meu projecto Studio Ghibli (Re)watch, vi-o finalmente em 2015. O enredo pode não ser brilhante mas não deixa de ser muito imaginativo e de ter uma mística especial. A animação é linda e as personagens são cativantes.


- Canção do mar2014 Cartoon Saloon -
Este filme foi inspirado nas lendas celtas das selkies, mulheres que se conseguem transformar em focas. Conta-nos a história da Saoirse, uma pequena menina que se consegue transformar numa foca, e do seu irmão mais velho, Ben. Tanto o filme como a sua personagem principal são uma fofura! A animação é lindíssima e a banda sonora também.


- Divertida-mente2015 Pixar Studios -
Provavelmente um dos melhores filmes de animação de 2015. Super creativo e que agrada tanto a um público adulto como a um público jovem. Entretém, faz rir, faz chorar e, ainda, consegue transmitir a mensagem importante de que a tristeza não tem de ser uma emoção má. Não percebo quem diz que este é um filme péssimo. 


- Grave of Fireflies1988 Studio Ghibli -
Este filme é um murro no estômago. É impossível não chorar e chorar e chorar... A história destes dois irmãos durante a II Guerra Mundial, no Japão, é triste e ternurenta ao mesmo tempo e este acabou por ser um filme que permaneceu comigo muito tempo depois de o ter visto.



« TOP 5  QUERO VER EM 2016 »

✗  | O Segredo de NIMH (1982): Para salvar o seu filho doente, uma ratinha tem de procurar a ajuda de uma colónia de ratos, com a qual ela tem uma relação mais forte do que esperava.

✓ | O Principezinho (2015): Uma menina vive com a sua mãe, uma mulher de tal modo obcecada com o futuro da filha que tem tudo delineado para cada hora de vida da criança. Os testes de admissão para um colégio muito conceituado são a grande preocupação do momento e nada, nem ninguém, parece demovê-la dos planos. Para ela, nada pode ser deixado ao acaso. Um certo dia, a pequena conhece o vizinho da casa ao lado, que lhe envia um desenho num pequeno avião de papel. Esse homem, que em tempos fora aviador, conta-lhe histórias das suas viagens e de como conheceu, em pleno deserto, um principezinho louro que lhe disse viver no asteróide B612. Com este novo amigo, a menina vai conhecer uma história de amizade que a mudará para sempre…

✗  | Ernest & Celestine (2012): Celestine é uma ratinha órfã que sempre se sentiu incompreendida no mundo subterrâneo dos ratos. No orfanato onde foi criada, habituou-se a ouvir terríveis histórias sobre a crueldade dos ursos, que vivem no mundo superior e se regozijam com ratos ao pequeno-almoço. Certo dia, a ratinha decide deixar as profundezas e explorar o perigoso mundo lá de cima. É então que conhece Ernest, um urso bonacheirão que, ao contrário do que seria de esperar, adora música e fazer rir todos à sua volta. Porém, no universo dos ursídeos, não é nada normal ser-se amigo de ratos e essa relação vai colocá-los em situações complicadas que só uma amizade verdadeira será capaz de ultrapassar...

✗  | Anomalisa (2015)Michael Stone é um palestrante motivacional que acaba de chegar à cidade de Connecticut. Ele segue do aeroporto direto para o hotel, onde entra em contato com um antigo caso para que possam se reencontrar. A iniciativa não dá certo, mas Michael logo se insinua para duas jovens que foram ao local justamente para ver a palestra que ele dará no dia seguinte. É quando ele conhece Lisa, por quem se apaixona.

✗  | 5 centimeters per second (2007): Contado através de três segmentos interligados, seguimos um jovem chamado Takaki ao longo da sua vida à medida que os cruéis invernos, tecnologia fria e responsabilidades adultas convergem para testar as delicadas pétalas do amor




Qual foi o vosso filme de animação preferido do ano?
Gostaria muito de receber as vossas recomendações.


Sugestões

2 comentários

  1. Dos que viste em 2015 também vi o Inside Out e adorei.. :D
    Mas da tua lista também quero muito ver o Canção do mar, Grave of Fireflies e o 5 centimeters per second..
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Valem a pena :) E já ouvi dizer que o centimeters per second é muito bom! Bjs

      Eliminar