Realizadoras | 4 filmes vistos em 2015

23:10


Esta publicação serve para anunciar formalmente que vou participar no #veja mais mulheres - projecto cinematográfico da Cláudia (@mulher que ama os livros). O objectivo deste projecto é ver um filme por semana realizado por uma mulher. Contudo, ao contrário da Cláudia, eu não vou ver 52 filmes porque isso seria incompatível com os outros projectos cinematográficos que estou a realizar. Assim, vou aldrabar um pouco e o meu objectivo vai ser ver 2 filmes realizados por realizadoras por mês e fazer opinião aqui no blogue.

Para iniciar o projecto resolvi olhar para os cerca de 200 filmes que vi o ano passado e ver quantos deles foram realizados por mulheres. E a triste verdade é que (se não me escapou nenhum!) só 4 desses filmes foram realizados por mulheres!! No entanto, foram 4 filmes que eu gostei muito de ver e por isso venho recomendá-los. Aqui estão eles por ordem cronológica de lançamento:

Este foi o primeiro filme seleccionado pela Cláudia para começar o projecto #veja mais mulheres e, como tal, foi também o meu primeiro. E não podíamos ter começado de melhor maneira. Longe dela (Away from her) é um filme que aborda a temática da doença de Alzeimer, no impacto que esta pode ter nas relações entre um casal. É um filme lento, melancólico e ternurento. Não quero aprofundar muito a história mas posso dizer que esta segue um rumo que não esperava e que me agradou pois fez-me reflectir. Visualmente tem também paisagens e cenas bonitas. 


Uma outra educação (An education) era um filme que já estava nas minhas listas desde que foi lançado e finalmente este ano acabei finalmente por o ver. Este filme é protagonizado por Carey Mulligan que interpreta uma jovem de 16 anos, com uma paixão por cultura e tudo o que esteja relacionado com França, e que estuda muito para cumprir o desejo dos pais de ir para a faculdade. Contudo, as coisas mudam quando ela conhece David, um misterioso homem mais velho. Este é, sem dúvida, um filme feminista bem feito. As interpretações são óptimas e adorei acompanhar a viagem emocional da personagem principal. É um filme também muito apelativo pelo retrato da época (ex:guarda-roupa).


Eu tenho um fraquinho enorme por filmes de época e, por isso, desde que ouvi falar deste filme que o desejava ver. Belle é um filme baseado em factos reais e que conta a história de Belle, uma aristocrata filha de um almirante da Marinha e de uma mulher negra, durante a Inglaterra do séc. XVIII. É refrescante ver uma pessoa de cor no papel principal de um drama de época e a actriz, Gugu Mbatha-Raw, está muitíssimo bem. O filme é relativamente simples mas não deixa de ter uma mensagem histórica poderosa. Além disso, é um filme que flui bem e cuja história cativa. Se são fãs deste género de filmes não deixem de ver este.


E para último fica o meu preferido dos quatro. Babadook é um filme australiano que conta-nos a história de uma mãe viúva cujo filho sonha diariamente com um monstro terrível. Um dia encontram em casa um livro chamado "The Babadok" e Samuel reconhece imediatamente nele o monstro do seu pesadelo. Pouco a pouco Amelia começa a aperceber-se que o pesadelo do filho pode ser real.
Atenção! Vale muito a pena ver este filme mas tenham em mente que este não é um filme de terror de monstros mas sim um filme de terror psicológico com uma mensagem subliminar bastante poderosa. Essie Davis (que eu já adorava de Miss Fisher's murder mysteries) está espectacular no filme e o miudinho também está bastante bem. Adorei a atmosfera e foi uma lufada de ar fresco no meio de tantos medíocres filmes actuais de terror.



 E pronto...em breve trago a minha opinião sobre o primeiro filme que vi para o projecto.
Têm alguma sugestão?




Sugestões

2 comentários

  1. Adoro A educação! Grande mensagem!
    Fiquei com vontade de ver o filme Babadok mas tenho medo de ver, porque eu e os filmes do género não nos damos bem. Eu fico meses com medo de tudo depois de um filme desse género. :/
    Bem vinda ao projecto. Será óptimo ver as tuas indicações.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um filme muito bom mesmo :)
      Ele não é mt assustador, um dia tens de tentar ;) Bjs e obg

      Eliminar