Título: O Pimpinela escarlate (The Scarlet Pimpernel) | Autor: Baronessa Orczy
Editora: Bantam Classics | Ano de publicação: 1905 | Páginas: 306
★★★☆☆½
Os meses de Fevereiro e Março foram muito difíceis no que diz respeito a leituras. Acabei por começar vários livros e nunca os acabei...ou por falta de tempo ou de interesse. Assim, em Abril acabei por decidir que devia pegar num livro pequeno, leve e de aventuras porque geralmente este tipo de livros ajuda-me a sair das ressacas literárias. E o escolhido acabou por ser The Scarlet Pimpernel que é o primeiro de uma série de aventuras com o mesmo nome.
O Pimpinela escarlate decorre na altura da Revolução Francesa quando quem reinava era a impiedosa Guilhotina. Um misterioso inglês, conhecido pelo nome de "Pimpinela escarlate" (alcunha dada em homenagem a uma modesta flor inglesa), e o seu grupo dedicam-se a resgatar os aristocratas franceses da morte e a transportá-los em segurança para Inglaterra. Perseguido pela polícia e governo francês, o Pimpinela consegue escapar sempre, sendo um mestre do disfarce e das fugas. Contudo, a sua sorte parece estar a acabar quando o agente francês Chauvelin jura descobrir a sua identidade, contando também com a ajuda da inteligente Marguerite St. Just, uma actriz francesa recentemente casada com Sir. Percy Blakeney, um nobre tolo e dandy.
Eu ouvi falar pela primeira vez deste livro há alguns meses atrás num canal de Booktube. A rapariga do canal, num vídeo, sugeria vários livros de aventuras de "capa e espada" para quem tivesse gostado dos "Os três mosqueteiros". Na altura, achei piada à premissa e acabei por comprar o livro. Apesar de ter demorado algum tempo até voltar a pegar no livro, valeu a pena a espera porque li-o no momento certo.
Este livro é realmente um livro de aventura com bastante intriga e mistério. À primeira vista, o maior mistério de todos seria provavelmente: "quem é afinal o Pimpinela escarlate?". Contudo, assim que as personagens são apresentadas é bastante evidente para o leitor quem é afinal o justiceiro, e eu penso que esse é um dos pontos fortes do livro. Enquanto nós percebemos logo quem é o verdadeiro herói, é engraçado ver como as outras personagens, principalmente a personagem feminina, não fazem a mínima ideia de quem é, e como eles interagem com o herói quando ele não está "disfarçado".
Na verdade, podemos ver este livro como um dos primeiros a apresentar uma personagem justiceira que possui uma identidade secreta. Sem dúvida, que ao ler o livro me lembrei muitas vezes da dicotomia Batman/Bruce Wayne e pensei que o autor provavelmente se inspirou neste livro para criar esta história. Aliás, o Pimpinela escarlate pode ser considerado o precursor de todos os super-heróis que estão em todo lado nos dias de hoje.
Para além da história em si, algo que gostei no livro foram as suas personagens principais. Temos o Pimpinela, que é uma personagem cativante pela sua astúcia e bravura, Marguerite St. Just, que é uma mulher inteligente e determinada, e temos também o vilão Chauvelin que é um antagonista também esperto e desenrascado.
Para mim, o aspecto mais negativo do livro é a sua vertente um pouco "propagandista". No livro os heróis são os ingleses e, como tal, toda a Revolução Francesa é vista com maus olhos uma vez que foi uma revolução contra a monarquia (os ingleses adoram a monarquia!!). Como tal, todos os inimigos da monarquia são vistos como os vilões, o que eu considero uma visão um pouco simplista de toda a situação. Temos uma personagem que tenta trazer um pouco de balanço e bom-senso a este ponto mas o seu percurso final acaba por ir novamente de encontro a esta visão redutora.
De qualquer modo, gostei bastante desta leitura e recomendo para quem gosta de aventuras históricas, tais como, "O Zorro", "Robin dos Bosques", "Os três Mosqueteiros", etc..
Linked:
1 | Filme de 1934 com Leslie Howard e Merle Oberon (IMDB)
2 | Filme de 1982 com Anthony Andrews e Jane Seymour (IMDB)
3 | Mini-série de 1999 com Richard E. Grant e Elizabeth McGovern (IMDB)
Há várias adaptações deste livro mas estas são as três que me chamam mais a atenção. Eu queria ver a de 1982, que é considerada provavelmente a melhor, mas estou com dificuldades em encontrá-la. Assim, em princípio, um dia destes devo assistir a de 1934.
Já viram algum destes filmes? Ou leram o livro?
“They seek him here, they seek him there
Those Frenchies seek him everywhere
Is he in heaven or is he in hell?
That demned elusive Pimpernel”




Olá Catarina,
ResponderEliminarNão conhecia, nem o livro, nem os filmes/série mas parece-me bastante e a tua opinião agradou. Talvez, um dia, lhe dê uma oportunidade.
Beijinhos
Não o considero um livro imprescindível mas é uma leitura agradável :) Bjs
Eliminar