Feira do Livro de Lisboa 2016

20:19

Chegou finalmente a mais recente edição da Feira do Livro de Lisboa :) Começou no dia 26 de Maio e acaba dia 13 de Junho.
Já tive oportunidade de visitar a Feira cinco vezes (duas delas com a Chris *_*) e acabei sempre por não resistir e comprei pelo menos um livro em cada visita. Uma vez que já esgotei o orçamento estabelecido não conto comprar mais nenhum livro na feira e, por isso, hoje trago-vos o book haul.
Posso dizer-vos que realmente os descontos não estão espectaculares este ano, principalmente por causa da nova lei do preço fixo. Para mim, vale a pena apostar nos livros do dia e, especialmente, na Hora H.


Vou então mostrar-vos os livros que comprei, divididos pelas várias editoras. Ainda foram bastantes mas tenham em mente que eu andei a poupar este ano para a Feira e ainda só tinha gasto 10 euros em livros logo no início de Janeiro.

«ALFAGUARA»
Para onde vão os guarda-chuvas de Afonso Cruz (Livro do Dia): já li dois livros de Afonso Cruz e adorei ambos (Boneca de Kokoshka; O cultivo das flores de plástico); já tinha este debaixo de olho há muito tempo e apanhei uma vendedora super simpática que vendeu-me este livro e à Chris com desconto mesmo já não sendo o livro do dia. [ficha goodreads]
Coração tão branco de Javier Marias (Hora H): conheci Javier Marias através da Cláudia do A Mulher que ama livros e fiquei com muita vontade de o ler; resolvi começar pelo que é considerado um dos seus melhores; [ficha goodreads]
A Purga de Sofi Oksanen (Hora H): este é um livro de uma autora que nasceu na Estónia e cuja sinopse me chamou muito a atenção; decorre no leste da Europa e parece-me um misto de drama, ficção histórica, ideias feministas, etc... [ficha goodreads]


«ANTÍGONA»
Na Cova dos Leões de Tomás da Fonseca (Zona descontos): este livro reúne um conjunto de cartas publicadas no jornal “República” nos anos 50 que tinham por base a situação política vivida na altura da ditadura de Salazar e as relações promíscuas entre este regime e a igreja católica; é um livro que foi proibido na altura e parece ser bastante crítico e polémico; [ficha goodreads]
A escavação de Platonov (Zona descontos): eu gosto muito das distopias publicadas por esta editora; já tenho Admirável mundo novo, 1984 e Nós (todos comprados a 5euros em outras edições da Feira do Livro) por isso só faltava esta; [ficha goodreads]


«PORTO EDITORA»
Ernestina de Rentes de Carvalho (Hora H): este autor português estava na minha lista desde que ouvi falar dele no canal da Inesbooks; este é considerado um dos melhores do autor e é um romance autobiográfico; já li umas páginas e estou a gostar da escrita do autor e de como ele descreve o norte de Portugal nos anos 30/40; [ficha goodreads]
O Jardim dos Finzi-Contini de Giorgio Bassani (Zona descontos): há muito tempo que queria ler este livro porque já ouvi falar muito bem do filme, que ganhou o Óscar de Melhor Filme estrangeiro em 74; foca-se numa família aristocrática de judeus nos anos 30; [ficha goodreads]
Possessão de A.S. Byatt (Zona descontos): vencedor do Man Booker Prize em 1990; há quem adore e quem odeie...espero amar; foca-se nas relações humanas e meio académico; [ficha goodreads]

«RELÓGIO D'ÁGUA»
Balada do café triste e Reflexos nuns olhos de oiro de Carson McCullers (zona descontos): eu sei que as capas são horríveis (-_-) mas já há muito tempo que queria ler algo desta autora norte-americana e foram bem baratos; é uma autora muito elogiada por alguns canais que sigo no Booktube [ficha goodreads] [ficha goodreads 2]
Águas da Primavera de Ivan Turguenev (zona descontos): li Pais e filhos deste autor no mês passado e gostei muito por isso não resisti a comprar mais um; [ficha goodreads]
A Amiga Genial de Elena Ferrante (Livro do Dia): uma das séries mais populares do momento e que estou muito curiosa e entusiasmada para conhecer; [ficha goodreads]

«LEYA»
Pastoral Americana de Philip Roth (Hora H): queria este livro há bastante tempo mas andou muito tempo esgotado; finalmente apanhei-o na Feira do Livro; [ficha goodreads]
A gloriosa família de Pepetela (Hora H): resolvi ganhar coragem, e inspirada pela Rita do Claro como a água, decidi comprar um livro de Pepetela; escolhi este porque me pareceu o mais interessante; é uma saga familiar que decorre durante o período de ocupação holandesa de Luanda; [ficha goodreads]
Sputnik, meu amor de Haruki Murakami (Hora H): resolvi que já era altura de comprar outro livro de Murakami; ainda só li o Kafka à beira-mar e foi uma relação de amor-ódio; vamos ver o que acho deste; [ficha goodreads]
A Fúria das Vinhas de Francisco Moita Flores (Hora H): já há algum tempo que queria ler algo de Moita Flores e este pareceu-me o ponto de partida ideal; [ficha goodreads]


«EUROPA-AMÉRICA»
O Silmarillion de Tolkien (Hora H): uma oferta do meu boy; ando a ler um livro de Tolkien por ano; já li o Hobbit e a Irmandade dos Anéis...este ano é altura de As duas torres; [ficha goodreads]




Resumindo, fiquei muito feliz por ter comprado praticamente todos os livros da minha lista e, ainda por cima, a uma média de cerca de 6,5 euros por livro. Eu acredito que, para quem lê e compre muitos livros em inglês, a Feira não compense muito. Pelo menos, para mim ela não compensa em certos tipos de livros (ex:fantasia, clássicos ingleses ou americanos, sci-fi, etc..) pois arranjo melhor e mais barato em inglês. No entanto, compensa-me muito no caso dos clássicos russos, livros de autores lusófonos e autores espanhóis pois estes são livros que prefiro ou necessito de ter em português. Portanto, acho que também vai depender muito dos gostos literários das pessoas.


E vocês? Já foram à Feira do Livro? Que acharam?




Sugestões

8 comentários

  1. A amiga genial é maravilhoso! Todos eles.
    Javier Marias, pretendo comprar esse também. Amo o escritor.
    Li metade desse livro do Pepetela, maravilhoso. Pretendo terminar este ano.
    Amo esse livro do Afonso Cruz! Mesmo! Muitooooo!
    Excelentes compras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Segui algumas das tuas indicações :) Avisa então quando leres o de Pepetela ou o do Javier Marias.
      Bjs

      Eliminar
  2. Olá Catarina,
    Dos livros que compraste só li o de Afonso Cruz <3
    Realmente a lei do preço fixo, este ano prejudicou bastante as promoções. Mas mesmo assim, 6,5€ por cada livro é uma boa média.
    Tenho também esse livro do Tolkien para ler, há anos, tal como mais uns 2 ou 3 do autor, mas confesso que não tenho andado com vontade de ler Tolkien.
    Acreditas que estive "compro, não compro" com esse Águas da Primavera? Achei a capa lindíssima mas acabei por não o trazer. Talvez numa próxima oportunidade ;)
    E sim, para quem tem possibilidades de ir à Hora H, compensa bastante mesmo.
    Excelentes compras!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, até foi uma boa média. O mais caro de todos foi o de Afonso Cruz a 11euros. Os da BIS compensam imenso na Hora H :)
      A capa realmente é linda..há lá mais alguns do autor e ando tentada a comprar mais um :P
      Bjs e obg pelo comentário

      Eliminar
  3. Fizeste compras tão tão tão boas! Gosto especialmente do "Para onde vão os guarda-chuvas" e de "Coração tão branco", são dos meus livros preferidos :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também estou muito feliz com as compras...a maioria estava na minha lista e arranjei-os a bons preços :D Espero gostar desses tb. Afonso Cruz já li por isso acredito que vá gostar; vamos lá ver o que acho do Javier Marias.
      Bjs e obg pelo comentário

      Eliminar
    2. O Javier Marias é um bocadinho pesado, não é uma leitura muito fácil mas vale bem a pena. Depois diz o que achaste ;)

      Eliminar
    3. A ver se o leio só quando tiver maior disponibilidade e capacidade de concentração :)

      Eliminar