7.07.2016

Semana 1 | Filmes vistos #mcineverao

Olá a todos!
Hoje trago-vos a minha opinião dos 4 primeiros filmes que vi para a maratona #mcineverao. 


NOTA: 7,3 | Realização: Whit Stillman | [IMDB]
Love and Friendship é um filme de época baseado num conto epistolar de Jane Austen. Basicamente, o enredo gira em torno da personagem Lady Susan Vernon, uma viúva de classe alta que procura um marido rico para si e para a filha.
Lady Susan é uma personagem totalmente à la Austen...extremamente witty e sarcástica. Adorei o modo como ela consegue manipular as pessoas sem elas se aperceberem, como ela usa o seu charme para conquistar homens e demonstra um bom conhecimento das relações humanas. Ela não é a típica protagonista dos filmes de época e acaba por ser uma personagem que subverte as regras dos romances da época. Por outro lado, houve certos momentos em que foi difícil criar empatia com ela devido, no fundo, ao seu egoísmo e arrogância (que eu acho que é mais visível na sua relação com a filha). De qualquer modo, a interpretação de Kate Beckinsale está fantástica.
Talvez ao contrário de outros livros/filmes da autora este não gira tanto em torno do romance e isso foi algo que gostei. Para mim, esta história acaba por focar-se mais no papel da mulher na sociedade e nas relações familiares/amorosas. Mesmo assim, achei que o enredo podia ter sido mais explorado, o final pareceu-me um pouco apressado.
No fundo, gostei bastante do humor do filme e da crítica social que está também subjacente. É divertido sem ser espectacular. Recomendo muito a quem gosta dos livros de Jane Austen.

NOTA: 7,5 | Realização: Howard Hawks | [IMDB]
Há algum tempo que tinha este filme debaixo de olho devido às boas críticas e por ter o Cary Grant :)
O filme tem como protagonista a repórter Hildy Johnson (Rosalind Russell) que decidiu abandonar a carreira jornalística para se casar e se tornar uma mulher de família. Quando anuncia a sua decisão ao seu chefe e ex-marido Walter Burns (Cary Grant), este decide que vai fazer de tudo para convencê-la a ficar.
Parti para este filme cheia de vontade de ver o Cary Grant mas quem acabou por me conquistar foi a Rosalind Russell. Hildy é uma mulher super inteligente, charmosa, despachada e frontal que é interpretada na perfeição por Russell. A personagem do Cary Grant é, no fundo, um parvalhão mas o Cary Grant consegue-lhe conferir um certo charme e acabamos por conseguir simpatizar um pouco com ele.
Quanto ao enredo, posso dizer que gostei muito da história. É uma história relativamente simples mas com muita energia, ritmo rápido, humor e uma boa dose de twists. O diálogo é extremamente inteligente, rápido e espirituoso, especialmente entre a Hildy e o Walter, e é provavelmente o ponto forte do filme. Contudo, confesso que a partir da primeira hora do filme, o diálogo escalou um pouco para a gritaria e houve momentos um pouco ridículos e irritantes, especialmente alguns com o Cary Grant (representação um pouco exagerada). 
Algo que também gostei bastante no filme foi como ele apresenta o frenético mundo jornalístico dos anos 40.
Recomendo muito este filme a quem gosta de comédias românticas dos anos 40/50, com personagens interessantes e diálogo rápido.


NOTA: 7,9 | Realização: Matthew Warchus | [IMDB]
Pride chamou-me a atenção, em primeiro lugar, por causa do seu elenco repleto de actores britânicos que eu gosto. Este é um filme indie britânico, baseado em factos reais, que conta a história de um grupo activista dos direitos gays de que decide ajudar os mineiros durante a sua greve prolongada durante o Verão de 1984.
Eu gostei mesmo muito deste filme. Adorei a sua mensagem positiva, que se calhar muitos vão considerar demasiado ingénua e sonhadora. Adorei a mistura dos momentos de comédia com os momentos mais introspectivos e tristes. É também extremamente engraçado e enternecedor ver as duas comunidades, aparentemente tão diferentes, a conviverem e a lutarem lado a lado. 
Adorei também as interpretações e a apresentação de várias personagens com backgrounds e motivações diferentes. De um modo geral, todas as interpretações são óptimas mas tenho de destacar a interpretação de Ben Schnetzer como Mark, o líder do grupo LGSM; uma interpretação poderosa e carismática.
Se é um filme perfeito? Não, é verdade que simplifica alguns dos acontecimentos políticos complexos que aborda, mas a verdade é que o seu objectivo não é ser um filme político. Acaba por ser um feel good movie que nos deixa com vontade de lutarmos por aquilo em que acreditamos e que dá sentido à frase "a união faz a força".
Recomendo muito a toda a gente, especialmente a quem gosta de histórias baseadas em factos reais.


NOTA: 7,7 | RealizaçãoThe Spierig Brothers | [IMDB]
Quanto menos souberem sobre este filme, mais vão gostar dele. Como tal, vou apenas dizer que é um filme sobre viagens no tempo e sobre um agente temporal (Ethan Hawke) que tem de perseguir o único criminoso que lhe tem sempre escapado.
É um filme único, surpreendente, com alguns twists e que consegue explorar bem a temática das viagens no tempo. Claro que, como todos os filmes de viagens no tempo, tem o seu q.b. de confusão e de suspension of disbelief. Achei apenas o final um pouco apressado de mais; gostava que tivessem aprofundado melhor essa parte.
As interpretações são boas e o meu destaque vai para Sarah Snook que esteve espectacular.
Concluindo, recomendo muito este filme a quem gosta de filmes de ficção científica originais.





E vocês? Já viram algum destes filmes?
Como vai a maratona?




4 comentários

  1. Olá Catarina,
    Para variar não vi nenhum mas tenho curiosidade no Love and Friendship.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá Catarina,
    É óbvio que ainda não vi nenhum deles... :(
    Mas o "Love and friendship" ficou debaixo de olho.

    Finalmente, este fim-de-semana consegui ver alguma coisa :P. Ontem aproveitei um que vi na TV para a categoria comédia (apesar de ser mais romance :P) e hoje vi memorável e com uma interpretação fantástica. Assim que possa, escrevo opinião.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que irias gostar do Love and friendship :) Força para a maratona! Bjs

      Eliminar

Latest Instagrams

© Sede de Infinito. Design by FCD.