6.06.2017

Anne of green gables, L.M. Montgomery


No passado mês de Maio, li pela primeira vez o livro Anne of Green Gables que em Portugal é conhecido como Ana dos cabelos ruivos. Foi um livro do qual eu gostei muito e, como tal, claro que tive de ver também a mais recente adaptação televisiva que foi lançada recentemente pela Netflix. Hoje partilho a minha opinião do livro e série.



Em primeiro lugar, tenho de confessar que sabia muito pouco sobre esta história. Nunca tinha visto os desenhos animados dos anos 80 nem nenhuma das suas outras adaptações. Parti para esta leitura sabendo apenas que este era um clássico infantil, que a protagonista Anne tinha cabelos ruivos e que a história decorria no Canadá. Felizmente, gostei muito deste livro e acabei por ter pena de não ter crescido com esta história.

Uma menina órfã, enviada a um irmão e irmã idosos por engano, encanta a sua nova casa e comunidade com o seu espírito e imaginação ardente.



 Anne of green gables é uma bonita história coming of age, cheia de vida, doce e divertida. Adorei a Anne! Apesar de ela ter algumas caracteríticas que geralmente me incomodam nos protagonistas jovens - excessivamente faladora e intrometida, ela tem uma energia, uma curiosidade e optimismo contagiantes. Além disso, a Anne é super imaginativa e sonhadora, algo com o qual me identifiquei. As outras personagens são também muito interessantes, principalmente a Marilla que vai funcionar como a figura maternal para a Anne.
Gostei também muito da atmosfera e do contexto histórico. O livro decorre na ilha Prince Edward no Canadá, no fim do século XIX, e é possível reparar na importância da igreja na comunidade, o papel ainda algo conservador das mulheres na sociedade (apesar da Anne adorar aprender e querer apostar na sua educação) e a desconfiança em relação aos estrangeiros. A narrativa é super fluida e a escrita bonita mas acessível.

Recomendo muito este livro para quem gosta de histórias leves e ternurentas que se focam no crescimento e amadurecimento de jovens. Se gostam de protagonistas imaginativas vão adorar a Anne. ★★★½




No passado mês de Maio, chegou à Netflix uma nova adaptação de Anne of green gables denominada de Anne with an E.
Enquanto adaptação, não posso dizer que tenha adorado esta série. Acho que não captura bem a essência do livro no que diz respeito ao seu tom. Ana com A tem alguns toques mais negros e procura explorar certos temas quase que de um ponto de vista moderno. Foca-se muito no passado duro da Anne, nas suas dificuldades em se adaptar ao seu novo ambiente e torna a Anne uma figura muito feminista. Não digo que alguns destes momentos não estejam lá no livro mas a autora aborda-os com leveza e as personagens têm atitudes mais positivas e optimistas. Aqui, a atmosfera é mais sombria.
No entanto, pessoalmente, não sou contra esta nova abordagem. Sinto que os criadores quiseram tornar a série não apenas uma coming of age divertida e ternurenta mas sim uma série mais complexa e real, que se foca muito no papel da mulher na sociedade. Uma vez que nunca li o livro em criança, não tinha um apego tão grande à história e, por isso, consegui lidar melhor com esta diferença de tom e alterações do enredo. Mesmo assim, existem várias alterações que eu acho um pouco ridículas ou exageradas apenas para efeitos dramáticos e que acabaram por não funcionar para mim. Não vou entrar em pormenores para não dar spoilers. No entanto, acho que acabei por gostar da série porque adorei a actriz que fez de Anne. Ela é muito dramática e animada, e consegue ser irritante e adorável ao mesmo tempo. Achei-a mesmo carismática.

Concluindo, gostei de Anne with an E, apesar de ser uma adaptação nem sempre fiel e bastante mais negra do livro. Acho que quem nunca o leu poderá gostar muito da série, mas não sei se aqueles que cresceram com os livros irão amar esta adaptação. Não me arrependo de a ter visto mas pretendo ver no futuro a adaptação de 1985 que dizem que é muito boa. ★★★☆☆½




E vocês? Já leram o livro ou viram alguma das adaptações?

 

5 comentários

  1. Olá Catarina,
    Eu era mega fã da série de animação! Há uns anos encontrei os episódios online mas na altura, não consegui rever toda e agora não sei onde era =(
    Quando saiu a edição em português, não resisti e comprei! E foi tão bom voltar a reencontrar a Ana pois, do que me lembro, a animação está muito fiel ao livro.
    Há pouco tempo falaram-me desta nova série e fiquei logo curiosa. Mas depois de ter lido a tua opinião, vou baixar as expectativas mas continuo a querer dar-lhe uma oportunidade.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente é uma história que eu adorava ter conhecido em criança. Nãi vi série de animação mas estou a considerar vê-la. Sim, eu acho que a série tem qualidade mas realmente quem é fã do tom positivo do livro pode estranhar. Bjs

      Não sei se era este o link: http://tugaanimado.net/index.php/2015/11/13/ana-dos-cabelos-ruivos-pt-pt-serie-completa/

      Eliminar
    2. Não, não era este mas muito obrigada pela partilha. Vai ser tão bom rever a Ana =D
      E espero que também gostes da série de animação =)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Nunca li e nunca vi, mas tenho uma curiosidade enorme! A minha mãe diz que o anime dos anos 80 era lindíssimo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vale a pena :) Sempre ouvi falar bem do anime tamém, tenho muita curiosidade em vê-lo! Bjs

      Eliminar

Latest Instagrams

© Sede de Infinito. Design by FCD.