9.02.2017

#vamoslerhp | Harry Potter & a Câmara dos Segredos


Estou de volta com mais uma publicação dedicada ao projecto #vamoslerhp. Desta vez, vou falar sobre o segundo volume e filme da saga que vi no passado mês de Julho: Harry Potter e a Câmara dos Segredos.


Harry Potter e a Câmara dos segredos é o segundo livro da saga e tem, na minha opinião, um tom bastante diferente do primeiro da série. Apesar de continuar a maravilhar com a apresentação de novos elementos deste mundo mágico, este é um livro mais focado no desenvolvimento das personagens e tem um enredo com mais intriga e mistério que me agrada muito. Há também uma maior sensação de perigo, que vai crescendo ao longo da saga, e começamos a ter uma maior noção de que o mundo mágico não se resume apenas a Hogwarts.


O livro é marcado pela introdução de várias personagens que vão ser extremamente importantes para o desenvolvimento da saga e locais/feitiços que vão ter um grande impacto na história. Claro que a minha personagem nova preferida é o Dobby <3 
 
 
É também revelado um pouco do passado do Lord Voldemort, as origens das casas de Hogwarts e surgem também os primeiros indícios da importância da semelhança entre Lord Voldemort e Harry Potter. 
 
Este foi um livro que comecei a apreciar mais após releituras pois é há que admirar o talento da JK Rowling ao introduzir aqui elementos que vão ser fulcrais para a história, alguns de uma forma bastante casual. Foi uma releitura que não desiludiu :) ★★1/2 
 
MOMENTOS PREFERIDOS:
- Apresentação da Toca/Burrow
- As várias cenas com Lockhart;
- Os vários momentos em que o Harry ouve a voz;
- As petrificações e mistério associado;
- Visita ao escritório do Dumbledore;
- Todos os momentos com o diário e Tom Riddle;



CITAÇÃO PREFERIDA:
 
 
O filme Harry Potter e a câmara dos segredos foi também realizado por Chris Columbus e estreou em 2002. O seu tom é muito semelhante ao primeiro filme mas acho que houve uma preocupação em corrigir alguns dos pontos menos positivos do "HP e a pedra filosofal". Acho que o ritmo é muito mais fluido neste filme e a edição melhorou também bastante. É talvez um filme um pouco longo demais e com algumas cenas que podiam ser reduzidas (aranhas, carro), mas é uma adaptação bastante fiel ao livro. Confesso que a única cena que sinto pena de não estar no filme é festa de aniversário da morte do Nick quase-sem-cabeça.

Os efeitos especiais estão também melhores e, isso nota-se especialmente quando comparamos o Dobby com algumas das personagens digitais do primeiro filme. A construção do mundo, em termos de locais e guarda-roupa, continua impecável. A Toca do filme é diferente do que eu tinha imaginado ao ler mas mesmo assim acho que é bastante acolhedora e mágica. Gostava também que a Câmara dos Segredos fosse um pouquinho mais imponente mas mesmo assim funciona muito bem. A banda sonora nunca desilude.

Passando então para as personagens e actores escolhidos! Kenneth Branagh está fantástico como Lockhart...consegue transmitir bem o egocentrismo, charme e manha da personagem. Confesso que quando li o livro imaginei uma pessoa mais nova mas actualmente não consigo imaginar outra pessoa como esta personagem. Shirley Henderson é também fantástica como Murta Queixosa (irritante mas simpatética ao mesmo tempo) e o Jason Isaacs encaixa na perfeição no papel de Lucius Malfoy. Confesso que não adoro a Bonnie Wright como Ginny mas sinto que talvez a culpa seja mais da falta de desenvolvimento da personagem nos filmes (pelo menos mais para a frente). Neste filme temos o nosso 1º Riddle (o actor é substituído no 6º filme) que é interpretado pelo Christian Coulson. Eu gostei da interpretação do actor e acho que fisicamente ele vai de encontro às descrições do Tom, mas confesso que gosto muito da interpretação do Frank Dillane no 6º filme e ele acaba por ser o meu "Tom Riddle canon" :P Temos também a apresentação do Mark Williams como Mr. Weasley que não corresponde nada à imagem da personagem do livro mas também não me incomoda muito.
 

Concluindo, apesar da adaptação não ser perfeita, é um filme relativamente fiel ao livro e que mantém a atmosfera mágica do primeiro. ★★1/2
MOMENTOS PREFERIDOS/ICÓNICOS:
- Cenas da viagem do carro voador até Hogwarts;
- As cenas com a poção Polissuco;
- O duelo;
- As várias cenas com Lockhart;
- As petrificações e mistério associado;
 
  






Em breve estarei de volta com a opinião do livro e filme "Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban". 

Enviar um comentário

Latest Instagrams

© Sede de Infinito. Design by FCD.